O processo de criação ou de renovação de uma marca é sempre uma experiência única e densa. Como profissionais de Marketing já bem rodados, lideramos em nossas trajetórias diversos trabalhos envolvendo esse tema, cada um deles diferente do outro, mas todos muito desafiadores. O resultado nem sempre dá a real noção de quanto ‘sangue e suor’ pingaram até se chegar nele. Mas invariavelmente, ao entregarmos o produto final – que não é ‘a marca’ em si, até porque esse é um conceito mais amplo e construído de forma continuada, mas sim uma proposta de identidade e posicionamento para ela – a sensação é muito prazerosa e recompensadora.
Imaginem, então, o que acontece quando o desafio é criarmos a nossa própria marca? Pois é… um grande turbilhão de ideias e sentimentos se precipita, e – por mais profissionais que sejamos – o fator subjetivo-pessoal é acentuado e somado aos demais, agregando uma complexidade ainda maior no processo e turbinando um outro elemento poderoso: a PAIXÃO! Sim, a paixão está obrigatoriamente presente em todos os trabalhos que realizamos, mas nesse caso ela se avoluma e ganha um peso imensurável, afinal de contas estamos criando a NOSSA IDENTIDADE. Que, na prática, é a materialização daquilo que somos e queremos ser, do que temos como propósito e valores, do que queremos estimular de positivo nas pessoas e em nós mesmos. Dos serviços e da experiência que vamos oferecer. E isso, definitivamente, não é pouca coisa!
Pois foi com tudo isso gravitando em nossas mentes que demos início ao trabalho. Não seria viável detalhar tudo aqui, mas o que queremos compartilhar é a nossa experiência e a essência do processo de criação da identidade 5P2R. E tudo começou, claro, quando decidimos criar esse negócio. Não é possível pensar em uma marca sem existir antes um propósito, sem haver uma proposta de valor diferenciada e única, sem saber quem será o Cliente da nossa empresa e dos nossos produtos e serviços, e quais serão exatamente esses produtos e serviços! A partir desses elementos bem definidos é que começamos a construir a nossa identidade, sem eles obviamente isso não seria sustentável.
Quando chegamos ao ponto de começar a enxergar ‘a cara’ do nosso negócio – e isso levou alguns meses – aí sim, iniciamos especificamente o processo de criação da marca, e o primeiro movimento foi pensar no nome. Achamos que seria fácil: duas cabeças experimentadas e talhadas, muitos recursos de pesquisa, muito acesso e fluência de informação… ledo engano! Batemos muito nossas ‘cabeças experimentadas’ até começar a sair alguma coisa aproveitável. E há um fator adicional de ordem prática que complica ainda mais essa etapa inicial: hoje, basicamente todo e qualquer nome pronunciável e que remeta a algum significado já está registrado! Ou seja, já pertence a alguém e não pode ser usado para fins empresariais e comerciais.
E esse foi um marco de aprendizado: não tem nada fácil, pronto ou semipronto esperando por nós. Para nos diferenciarmos de verdade, o que nos representa e nos identifica precisa ser concebido e construído ‘do zero’, por nós mesmos. Foi a partir desse entendimento – amadurecido, claro, após mais de uma centena de ideias e incontáveis horas de discussão – que conseguimos subir ao patamar seguinte e começamos de fato a depurar o processo: passamos a minimizar as opções mais convencionais e a buscar siglas e combinações diferentes cuja sonoridade e ortografia nos permitissem agregar bons e fortes significados.
Muitas horas de novas discussões e várias outras noites de sono perdidas depois, surgiu ‘a luz’: Marketing é o nosso negócio, mas não ‘qualquer’ marketing! Queremos produzir um trabalho encorpado, calcado nos princípios clássicos, mas expandido e ampliado com inteligência e eficácia, com foco total no entendimento das necessidades e na experiência do Cliente, lastreado fortemente por informações, dados, estatísticas e orientado para maximização de resultado. E sedimentado por tudo que podemos agregar com nossa capacidade de contribuição, fundamentada em nossos perfis e na bagagem de décadas de preparo e experiência como executivos. Tem que ter a NOSSA CARA, a NOSSA ASSINATURA! Foi nesse bombardeio de insights, tão logo a cortina de fumaça se dissipou, que surgiu incisiva, clara, e definitiva a imagem da 5P2R. Indelével, autoexplicativa, inquestionável!
Batemos o martelo! [Ufa!] E a partir daí, definido o nome, tudo foi mais fácil: reunimos nossas ideias e preferências de elementos visuais, elaboramos um roteiro com elas e com todas as informações relevantes sobre a empresa, contratamos um ótimo e já conhecido parceiro como designer, e assim a concepção da logomarca [elemento central da identidade da marca] veio praticamente de primeira mão!
A logomarca teve inspiração nos Hankos, que são selos de identidade das famílias tradicionais japonesas, uma espécie de assinatura familiar única e impossível de ser copiada. A partir dessa inspiração fechamos o conceito e chegamos à cor, à forma, e ao estilo final da logo, que agora passa a ser, também, nosso selo único de identidade.
Foram ao todo quatro meses até concluirmos o processo e termos nosso MIV [Manual de Identidade Visual]. Uma jornada de grande aprendizado e que valeu muito a pena, pois com ela criamos a marca 5P2R, e é com vocês que orgulhosamente celebramos, nesse momento, seu nascimento oficial.
O que? Como?? Precisa ainda mesmo explicar o que significa? Ok, desculpem, é que para nós já está tão automática e imediata a associação, que instintivamente pensamos que assim é para todos. Vamos lá:
5P é o Marketing Potencializado. Ou seja, o clássico mix de marketing [4P] com a fusão de mais um P que simboliza a POTENCIALIZAÇÃO do marketing fundamental com outros ingredientes vitais como planejamento, processos e performance, entre outros. Essa é a nossa visão de Marketing, isso resume o nosso propósito.
2R representa a origem: Raymundo e Ribeiro. É a nossa digital. É a nossa história assinando e endossando uma nova história. É a referência e a celebração da concretização do nosso sonho, e o símbolo do nosso compromisso pessoal e inegociável com ele.
E Marketing de Precisão é o meio, é a plataforma para maximizarmos e potencializarmos nossos resultados e dos nossos Clientes. É o Marketing baseado em inteligência, em dados e informação, orientado e medido por resultado e performance, aplicado na medida certa, precisa, eficaz. É o caminho mais seguro, rápido e efetivo para atingirmos nosso propósito e nossa visão de negócio.
Agora sim, fim dessa história! E o começo de tudo…
Sejam muito bem-vindos à 5P2R Marketing de Precisão!